sábado, 29 de maio de 2010

Curiosidades das Copas

- No jogo Inglaterra x Argentina, no mundial de 1966, na Inglaterra, o jogador Rattin, capitão da seleção argentina, exigiu a presença de um intérprete, pois o árbitro só falava inglês. O juiz  interpretou o ato do argentino como indisciplina e expulsou o jogador, prejudicando sua equipe, que acabou sendo derrotada pelos anfitriões por 1x0. Após o acontecido ter repercutido bastante na imprensa, a FIFA resolveu adotar o uso dos cartões vermelho e amarelo, sendo essa uma forma de linguagem universal no futebol.

- Na Copa do Mundo de 1950, no Brasil, obteve-se a partida com maior público presente da história das Copas, o jogo foi entre os donos da casa e o Uruguai, na fatídica final que ficou conhecida como “Maracanazzo”: 199.854 pessoas acompanharam a trágica derrota brasileira em seus domínios.


-O Brasil derrotou o Chile na semifinal da Copa de 1962 por 4x2 e o craque brasileiro Garrincha foi expulso. O bandeirinha uruguaio Esteban Marino, amigo dos brasileiros, voltou para o seu país natal e em sua bagagem levou a súmula da partida, impossibilitando o julgamento do brasileiro que ocorreria no dia seguinte. Garrincha foi um dos nomes mais importantes daquela seleção que acabaria por ganhar o torneio.

- A primeira seleção a receber a Taça da Copa do Mundo FIFA foi a Alemanha Ocidental, em 1974.

- A taça original da Copa do Mundo, Jules Rimet, era de ouro maciço de 18 quilates e possuía 36cm de altura e 4,9kg.

Curiosidades do Brasil nas Copas:

- Na Copa do Mundo de 1934 o Brasil passou da primeira fase sem jogar, pois o Peru, seu único adversário, desistiu.


- A primeira vitória brasileira em mundiais foi no dia 22/07/1930, quando a seleção canarinho derrotou a Bolívia por 4x0.

- O primeiro gol do Brasil em Copas foi marcado por Preguinho contra a Iugoslávia no dia 17/07/1930.

- O primeiro árbitro brasileiro a apitar uma final de Copa do Mundo foi Arnaldo Cesar Coelho, que apitou a final do mundial de 1982, e depois foi a vez de Romualdo Arppi Filho, que apitou a decisão de 1986.

- A única seleção a participar de todas as Copas do Mundo é a seleção brasileira.

2 comentários: